Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças
Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?
O seu cão tem competências sociais?
Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.
O contributo do núcleo accumbens na ansiedade
No âmbito do projeto de investigação 175/20 - The role of nucleus accumbens in the perception of natural rewards, liderado por Carina Cunha e apoiado pela Fundação BIAL, foi publicado o artigo Involvement of nucleus accumbens D2–medium spiny neurons projecting to the ventral pallidum in anxiety-like behaviour na revista científica Journal of Psychiatry & Neuroscience. Neste estudo, evidencia-se o contributo de uma população específica de neurónios dopaminérgicos num núcleo central para comportamentos emocionais, agora no contexto de ansiedade.
A conectividade entre o córtex pré-motor e motor afeta a comunicação entre as áreas
Foi publicado o artigo Changing connectivity between premotor and motor cortex changes inter-areal communication in the human brain na revista científica Progress in Neurobiology no âmbito do projeto de investigação 44/16 - Inducing and measuring plasticity in response control mechanisms in the human brain, apoiado pela Fundação BIAL e liderado por Alejandra Sel de Felipe. Tem sido sugerido que a eficácia ou a força das conexões entre os grupos neuronais influencia a força da comunicação entre as regiões do cérebro. A equipa de investigação testou essa possibilidade no cérebro humano usando manipulações que foram estabelecidas para aumentar ou diminuir a força da conectividade numa via cortico-cortical, o percurso que conecta o córtex pré-motor ventral (PMv) e o córtex motor primário (M1) e demonstrou que a alteração a curto prazo da eficácia sináptica da via PMv-M1 altera a comunicação cerebral entre as regiões pré-motoras e de controle motor primário. Além disso, o aumento da força da conexão PMv-M1 conduz ao aumento da coerência nas bandas beta e alfa, enquanto a diminuição da força da conexão PMv-M1 resulta na diminuição da coerência na banda teta.
Serão similares as experiências de quase morte (EQMs) e as experiências psicadélicas?
Pascal Michael e colaboradores analisaram as semelhanças e diferenças entre uma EQM, durante um estado de coma, e uma experiência induzida por uma droga psicadélica endógena (5-MeO-DMT). De forma global, observou-se um elevado nível de comparabilidade entre a EQM e a experiência psicadélica, emergindo temas comuns, tais como, transcendência do espaço-tempo, dissolução do ego e amor universal. No entanto, também surgiram temas específicos nas EQM que não estavam presentes na experiência psicadélica, designadamente revisão da vida, encontro com uma entidade falecida e limiar sem retorno. Apesar das convergências observadas em vários domínios, ambas experiências foram consideradas como totalmente diferentes pelo participante. Para saber mais sobre este estudo, consulte o artigo This is your brain on death: a comparative analysis of a near-death experience and subsequent 5-Methoxy-DMT experience publicado na revista científica Frontiers in Psychology, no âmbito do projeto de investigação 359/18 - DMT and Epileptiform activity as an integrative model of the Near-Death Experience: A phenomenological, psychometric and psychophysiological study, apoiado pela Fundação BIAL.
A Fundação BIAL assume a responsabilidade pelos conteúdos do seu site. Ao clicar em "Continuar", em baixo, entrará num website externo à Fundação BIAL e fora do seu âmbito de responsabilidade.