BIAL Award in Biomedicine 2023

Conheça o trabalho vencedor
e veja as fotos da cerimónia
Ver mais

14º Simpósio
“Aquém e Além do Cérebro”

3 a 6 de abril 2024
Inscrições abertas
Ver mais

Prémio Maria de Sousa 2024

Candidaturas abertas
Ver mais

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Candidaturas abertas
Ver mais

Fundação BIAL

Ver mais

Apoios à Investigação Científica

Nas áreas da Psicofisiologia e Parapsicologia
Ver mais

Últimas Novidades

Não perca os nossos Destaques e Science Stories
Ver mais



Sobre nós

Ver mais



Prémios

Ver mais



Apoios

Ver mais



Simpósios

Ver mais

Notícias

Notícias

Praticantes experientes de meditação conseguem desligar voluntariamente a consciência?

Estudo revela que praticantes experientes de meditação conseguem modular voluntariamente o seu estado de consciência durante a meditação.

Saber mais

O que recordamos depois de vermos um filme varia com a idade?

Investigadores avaliaram como jovens adultos e adultos de meia-idade recordam, passado uma semana, informação detalhada de um filme.

Saber mais

A gratidão faz bem ao coração?

Estudo revela que a gratidão pode atenuar as consequências fisiológicas negativas do stress e melhorar globalmente os resultados cardiovasculares.

Saber mais

Notícias

Presidente da República condecora Fundação BIAL nos seus 30 anos

O Presidente da República entregou, no dia 20 de fevereiro, as insígnias de Membro Honorário da Ordem do Mérito à Fundação BIAL.

Saber mais

A influência das referências espaciais ambientais na autoperceção de movimento

Quando caminharmos pelos arredores, para nos movimentar estamos constantemente a basear-nos em sinais internos do sistema vestibular, juntamente com referências espaciais visuais e acústicas do ambiente. No entanto, a interação entre os sinais internos e as referências espaciais ambientais ainda não é totalmente compreendida. Para suprir esta lacuna, Elisa Ferrè, investigadora principal do projeto de investigação 41/20 - Luminous dancing fairies in weightlessness: How gravity shapes conscious experiences, apoiado pela Fundação BIAL, pretendeu investigar a influência das referências espaciais visuais e auditivas ambientais na autoperceção de movimento. Uma tarefa de deteção de automovimento foi administrada a vinte e seis participantes saudáveis, na qual eles foram solicitados a detetar breves sensações de automovimento induzidas por estimulação galvânica vestibular de baixa intensidade. Os participantes realizaram esta tarefa com ou sem uma referência espacial visual ou acústica posicionada diretamente à sua frente. Os resultados indicaram que a referência visual espacial aumentou a sensibilidade para detetar o automovimento. Por outro lado, a referência espacial acústica não influenciou a sensibilidade ao automovimento. Isto parece sugerir uma interação específica entre os sistemas visual e vestibular na perceção do automovimento. Mais informações disponíveis no artigo paper Spatial Sensory References for Vestibular Self-Motion Perception publicado na revista Multisensory Research.

Saber mais

BIAL Award in Biomedicine 2023: cerimónia de entrega

O trabalho vencedor do BIAL Award in Biomedicine 2023, selecionado entre 70 nomeações, será anunciado no dia 20 de fevereiro de 2024, às 18:00.

Saber mais