Prémio Maria de Sousa 2024

Candidaturas abertas até 31 de maio
Ver mais

Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Candidaturas abertas até 31 de agosto
Ver mais

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Candidaturas abertas até 31 de agosto
Ver mais

Fundação BIAL

Há 30 anos a distinguir e apoiar os que procuram avançar na ciência e no conhecimento em Portugal e no mundo.
Ver mais

Últimas Novidades

Não perca os nossos Destaques e Science Stories
Ver mais



Sobre nós

Ver mais



Prémios

Ver mais



Apoios

Ver mais



Simpósios

Ver mais

Notícias

Notícias

Será que a cegueira afeta o modo como avaliamos se uma emoção é autêntica ou fingida?

Resultados indicaram que participantes que se tornaram cegos mais tardiamente tiveram pior desempenho na avaliação da autenticidade emocional.

Saber mais

Experiências subjetivas de morte pessoal induzidas pela Ayahuasca

Investigadores analisaram estudos sobre experiências autorrelatadas relacionadas com a sensação de morte durante cerimónias de ayahuasca.

Saber mais

Poderíamos ter capacidades psíquicas se o nosso cérebro não as inibisse?

Investigação testa novo modelo neurobiológico e conclui que lobos frontais do cérebro funcionam como filtro para suprimir capacidades psíquicas inatas.

Saber mais

Notícias

Fundação BIAL abre candidaturas para Apoios à Investigação Científica

Com o objetivo de incentivar o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual, a Fundação BIAL abre um novo concurso de Apoios à Investigação Científica nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia.

Saber mais

14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”: inscrições abertas

Já abriram as inscrições para o 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, que vai debater o tema "Criatividade", entre 3 e 6 de abril, no Porto.

Saber mais

Efeitos de uma intervenção mindfulness online

No âmbito do projeto de investigação 104/18 - Effect of mindfulness on EEG brain activity for cognitive and psychological well-being in the elderly, liderado por Samantha Galluzzi, a equipa de investigação visou avaliar os resultados cognitivos, psicológicos e fisiológicos, a curto e longo prazo, de uma intervenção baseada em mindfulness (MBI) de 8 semanas, adaptada para videoconferência em direto, num grupo de idosos saudáveis. Os resultados, publicados na revista científica BMC Geriatrics, no artigo Cognitive, psychological, and physiological effects of a web-based mindfulness intervention in older adults during the COVID-19 pandemic: an open study indicam que os participantes melhoraram em vários domínios, incluindo memória verbal, atenção alternada e funções executivas, consciência interoceptiva e ruminação entre o antes e o depois do MBI e no follow-up de 6 meses (T6). De notar que as mudanças mais significativas, com tamanhos de efeito médios, foram observadas na memória verbal imediata e na autorregulação na consciência interoceptiva, e estas melhorias mantiveram-se em T6. Além disso, o estudo revelou alterações na modulação da atividade alfa1 e alfa2 do EEG, que se correlacionaram com melhorias na atenção alternada, função executiva e ruminação.

Saber mais