Conferência 30 ANOS +
Entrega Prémio Maria de Sousa 2024

Aula Magna da Universidade de Lisboa
9 de outubro, 17:00
Ver mais

Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Candidaturas abertas até 31 de agosto
Ver mais

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Candidaturas abertas até 31 de agosto
Ver mais

Fundação BIAL

Há 30 anos a distinguir e apoiar os que procuram avançar na ciência e no conhecimento em Portugal e no mundo.
Ver mais

Últimas Novidades

Não perca os nossos Destaques e Science Stories
Ver mais



Sobre nós

Ver mais



Prémios

Ver mais



Apoios

Ver mais



Simpósios

Ver mais

Notícias

Notícias

Intervenção online baseada em mindfulness melhora memória e atenção de idosos

Investigação avaliou os resultados cognitivos, psicológicos e fisiológicos de intervenção baseada em mindfulness num grupo de idosos saudáveis.

Saber mais

Identificação de molécula envolvida na extinção do medo abre caminho a novas terapias para a ansiedade

Descoberta de mediador responsável pela alteração das memórias de medo pode contribuir para a criação de novas terapias para o tratamento da ansiedade.

Saber mais

Será que a cegueira afeta o modo como avaliamos se uma emoção é autêntica ou fingida?

Resultados indicaram que participantes que se tornaram cegos mais tardiamente tiveram pior desempenho na avaliação da autenticidade emocional.

Saber mais

Notícias

Será que a capacidade de inibir ações é influenciada por estímulos emocionais?

A capacidade de inibir ações motoras em curso é essencial para evitar consequências prejudiciais. A inibição eficaz depende principalmente do funcionamento de diversas áreas, como o córtex motor pré-suplementar (pre-SMA). A equipa de investigação, liderada por Sara Borgomaneri, explorou possíveis mudanças na capacidade de 66 participantes em inibir ações perante posturas corporais humanas emocionalmente negativas ou neutras, apresentadas numa tarefa de stop signal, antes e depois da aplicação de uma sessão de estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) sobre o pre-SMA, o giro frontal inferior direito (rIFG) e o córtex motor primário esquerdo (lM1). Observaram um tempo de reação mais curto perante estímulos emocionalmente negativos após a aplicação de uma sessão de EMTr inibitória sobre o pre-SMA. Por outro lado, houve um tempo de reação mais curto perante posturas corporais neutras após a administração de rTMS sobre o rIFG. Não foram observadas alterações significativas após a estimulação do lM1. Estes resultados suportam a existência de efeitos emocionais nos sistemas de controlo motor e fornecem evidências de que tais efeitos podem envolver vias neurais separadas e distintas daquelas associadas à inibição motora em contextos neutros. Este estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação 33/22 - The influence of emotions on actions: Boosting brain network plasticity to ameliorate action control, apoiado pela Fundação BIAL, e publicado na revista científica Annals of the New York Academy of Sciences, no artigo The role of pre-supplementary motor cortex in action control with emotional stimuli: A repetitive transcranial magnetic stimulation study.

Saber mais

Apoios à Investigação Científica 2024/2025: candidaturas até 31 de agosto

Com o objetivo de incentivar o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual, a Fundação BIAL abre um novo concurso de Apoios à Investigação Científica nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia.

Saber mais

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024: candidaturas até 31 de agosto

Estão abertas as candidaturas para a 21ª edição do Prémio BIAL de Medicina Clínica. O prazo de submissão termina a 31 de agosto.

Saber mais