Fundação BIAL

Há 30 anos a distinguir e apoiar os que procuram avançar na ciência
e no conhecimento em Portugal e no mundo.
Ver mais

Apoios à Investigação Científica

Nas áreas da Psicofisiologia e Parapsicologia
Ver mais

Últimas Novidades

Não perca os nossos Destaques e Science Stories
Ver mais



Sobre nós

Ver mais



Prémios

Ver mais



Apoios

Ver mais



Simpósios

Ver mais

Notícias

Notícias

O seu cão tem competências sociais?

Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.

Saber mais

Notícias

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2022 distingue obras sobre autismo, tumores cerebrais e hipertensão

A cerimónia de entrega da 20ª edição do Prémio BIAL de Medicina Clínica decorreu no dia 8 de fevereiro na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e foi presidida pelo Presidente da República, tendo contado com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, e do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Saber mais

Hipnose, Meditação e Oração. Qual o mais útil?

A equipa liderada pela investigadora Alexandra Ferreira-Valente, no âmbito do projeto 188/18 - COping with PAin through Hypnosis, mindfulness and Spirituality (COPAHS), apoiado pela Fundação BIAL, comparou os efeitos imediatos da hipnose, da meditação mindfulness, e da oração Cristã na intensidade e tolerância da dor. Os resultados sugerem que sessões únicas de hipnose e de meditação, mas não de oração, podem ser úteis para a gestão da dor aguda, sendo a hipnose a opção ligeiramente superior. Os resultados deste estudo foram publicados na revista científica Journal of Pain Research no artigo Immediate Effects of Hypnosis, Mindfulness Meditation, and Prayer on Cold Pressor Outcomes: A Four-Arm Parallel Experimental Study.

Saber mais

Pode a realidade virtual modificar a nossa autorrepresentação?

No âmbito do projeto 258/20 - In God's shoes: embodying the avatar of the supreme moral authority modulates psychophysiological indices of one's own morality, apoiado pela Fundação BIAL, Salvatore Aglioti e colaboradores recrutaram um grupo de 54 voluntários em que cada um, recorrendo à realidade virtual, incorporava três avatares diferentes: um normal, um musculado e um omnipresente (uma representação antropomórfica do Deus cristão). Ao incorporar o avatar omnipotente, os participantes percecionaram os eventos adversos como menos ameaçadores e consideraram que tinham capacidades físicas superiores, mesmo quando comparados com o avatar musculado. Os autores concluíram que o avatar de Deus pode influenciar a perceção das pessoas acerca dos seus próprios limites e capacidades. Mais informação disponível no artigo Embodying the avatar of an omnipotent agent modulates the perception of one’s own abilities and enhances feelings of invulnerability, publicado na revista científica Scientific Reports.

Saber mais