Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças
Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?
O seu cão tem competências sociais?
Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.
Investigadores apoiados pela Fundação BIAL publicam na revista “Nature Communications”
A equipa de investigação do projeto 30/16 - Exploring the neural basis of motivation, liderada por Ana João Rodrigues, publicou na revista Nature Communications um artigo intitulado Role of laterodorsal tegmentum projections to nucleus accumbens in reward-related behaviors.
Fundação BIAL celebra 25 anos com uma exposição itinerante
O 25º aniversário da Fundação BIAL vai ser assinalado com uma exposição itinerante, Fundação BIAL - 25 Anos, que mostra o trabalho desenvolvido desde 1994. Com curadoria do Prof. Daniel Bessa, membro do Conselho de Administração da instituição, a inauguração da exposição Fundação BIAL - 25 anos está marcada para dia 8 de outubro, no ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto. Até ao final de 2020, a exposição irá percorrer vários locais de norte a sul do país, nomeadamente todas as faculdades de medicina portuguesas, bem como algumas instituições europeias e norte-americanas.
Projetos apoiados pela Fundação BIAL nas áreas da meditação e experiências de quase morte apresentados em sessão pública
A Escola de Medicina da Universidade do Minho acolhe, no dia 28 de Outubro a partir das 09h30, a apresentação pública dos resultados de dois projetos apoiados pela Fundação BIAL, no Auditório Zulmira Simões (A0.01). “Aware Mind-Brain”, da autoria de Antonino Raffone, e “Near-Death Experiences”, de Steven Laureys, das Universidades Sapienza de Roma, Itália, e de Liège, Bélgica, respetivamente, serão os projetos em debate.
A Fundação BIAL assume a responsabilidade pelos conteúdos do seu site. Ao clicar em "Continuar", em baixo, entrará num website externo à Fundação BIAL e fora do seu âmbito de responsabilidade.