BIAL Award in Biomedicine 2023

Conheça o trabalho vencedor
e veja as fotos da cerimónia
Ver mais

14º Simpósio
“Aquém e Além do Cérebro”

3 a 6 de abril 2024
Inscrições abertas
Ver mais

Prémio Maria de Sousa 2024

Candidaturas abertas
Ver mais

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Candidaturas abertas
Ver mais

Fundação BIAL

Ver mais

Apoios à Investigação Científica

Nas áreas da Psicofisiologia e Parapsicologia
Ver mais

Últimas Novidades

Não perca os nossos Destaques e Science Stories
Ver mais



Sobre nós

Ver mais



Prémios

Ver mais



Apoios

Ver mais



Simpósios

Ver mais

Notícias

Notícias

O seu cão tem competências sociais?

Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.

Saber mais

Notícias

Como a informação espacial modela a aprendizagem Pavloviana?

Foi publicado o artigo Threat learning in space: How stimulus-outcome spatial compatibility modulates conditioned skin conductance response, na revista científica International Journal of Psychophysiology, no âmbito do projeto de investigação 47/20 - Fear in action: How Pavlovian fear learning shapes goal-directed motor responses liderado por Francesca Starita. Os participantes completaram uma tarefa de condicionamento Pavloviano na qual estímulos visuais condicionados - ECs (quatro formas geométricas diferentes) apareciam no mesmo lado (compatível) ou no lado oposto (incompatível) do estímulo incondicionado (EI) (choque aversivo numa mão), enquanto era registada a resposta condutância da pele (RCP), servindo como índice de aprendizagem. Os participantes não foram previamente informados sobre que os estímulos estariam associados ao choque e tiveram de aprender a relação ECs-EI por experiência. Os resultados mostram que, antes de saber quais ECs prediziam o choque, os ECs compatíveis (ECs+) desencadearam maior RCP média do que os incompatíveis (ECs-). Por outro lado, durante a fase aquisição, quando os participantes aprenderam que ECs compatíveis e incompatíveis previam a administração de choque, a RCP aumentou tanto para os ECs+ como para os ECs-, indicando que a resposta condicionada foi adquirida com sucesso, independentemente da compatibilidade do EC. Além disso, no início da extinção, a resposta condicionada foi maior para ECs incompatíveis do que para compatíveis, mas foi extinta para ambos no final. Estes resultados sugerem que a compatibilidade espacial entre o estímulo e o resultado influencia a aquisição, a extinção e a recuperação do condicionamento aversivo.

Saber mais

O desempenho motor pode ser previsto?

No âmbito do projeto de investigação 347/18 - Driving synaptic plasticity in motor-to-visual neural pathways to enhance action prediction, apoiado pela Fundação BIAL, Alessio Avenanti publicou o artigo Neurophysiological Markers of Premotor–Motor Network Plasticity Predict Motor Performance in Young and Older Adults na revista científica Biomedicines. O estudo teve como objetivo avaliar se a plasticidade nos circuitos pré-motores prediz capacidades motoras manuais em jovens e idosos. Foram registadas as alterações nos potenciais evocados motores (PEM) durante um protocolo de estimulação magnética transcraniana (EMT), funcionando como um indicador da plasticidade da rede do córtex pré-motor ventral (PMv) e do córtex motor primário (M1). Os resultados indicam menor desempenho motor e menor plasticidade da rede PMv-M1 em adultos idosos. Adicionalmente, sugerem que os índices fisiológicos de plasticidade da rede PMv-M1 preveem a destreza e a velocidade das mãos em jovens e idosos saudáveis.

Saber mais

Luís Portela recebe Medalha de Honra de Vila Nova de Gaia

O presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, recebeu no dia 20 de junho a Medalha de Honra de Vila Nova de Gaia. O ato de atribuição foi realizado em cerimónia solene no âmbito da comemoração do Dia do Município.

Saber mais