O seu cão tem competências sociais?
Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.
Atividade neural na discriminação tátil da distância
Miguel Pais-Vieira, investigador principal do projeto de investigação 95/16 - Reward modulation of tactile stimulus processing, apoiado pela Fundação BIAL, publicou o artigo Neurophysiological correlates of tactile width discrimination in humans na revista científica Frontiers in Human Neuroscience. A equipa de investigação visou descrever as mudanças gerais que ocorrem na atividade neural durante períodos de discriminação tátil da distância e de resposta motora, bem como identificar mudanças relevantes na atividade neural para o desempenho da tarefa a nível intra e inter-sujeitos. A discriminação tátil da distância foi associada a mudanças na atividade neural e conetividade envolvendo elétrodos das redes fronto-temporo-parieto-occipital, principalmente na frequência das bandas teta, alfa e beta. Redes assimétricas de elétrodos foram associadas ao desempenho na tarefa de discriminação tátil da distância a nível intra e inter-sujeitos.
Estados de transe e de divagação mental: diferenças cerebrais
No âmbito do projeto 72/16 - A physiological examination of full-trance channeling, apoiado pela Fundação BIAL, Helané Wahbeh avaliou as diferenças no cérebro entre os estados de transe e de divagação mental, em treze participantes que conseguiam entrar em estado de transe quando desejavam. Os resultados indicaram aumento das bandas de frequência delta e teta na região frontal e aumento da gama na região centro-parietal durante o estado de divagação mental, enquanto no estado de transe se registou aumento das bandas de frequência beta e gama na região frontal. Não foram observadas diferenças na banda alfa, nem na conectividade. No entanto, verificou-se uma relação entre a avaliação subjetiva da profundidade do estado de transe e a conectividade. Quanto mais profundo o transe menor a conectividade em todo o cérebro em todas as bandas de frequência. Para saber mais sobre este estudo, pode ler o capítulo do livro Evaluating brain spectral and connectivity differences between silent mind-wandering and trance states publicado em Progress in Brain Research.
Nomeações para o BIAL Award in Biomedicine 2023 até 30 de junho
Está a decorrer a terceira edição do prémio internacional da Fundação BIAL, o BIAL Award in Biomedicine, com nomeações abertas até 30 de junho. Com um valor de 300 mil euros, este prémio visa galardoar uma obra publicada nos últimos dez anos, de índole biomédica, com tema livre, que represente um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância científica.
A Fundação BIAL assume a responsabilidade pelos conteúdos do seu site. Ao clicar em "Continuar", em baixo, entrará num website externo à Fundação BIAL e fora do seu âmbito de responsabilidade.