O seu cão tem competências sociais?
Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.
O papel do alfa nos processos atencionais
Alexander Jones e Jonathan Silas publicaram na revista Cortex o artigo Spatial attention is not affected by alpha or beta transcranial alternating current stimulation: A registered report resultante do projeto de investigação 150/16 - An investigation into the causal role of alpha oscillations in attention, apoiado pela Fundação BIAL. Recorrendo à estimulação transcraniana por corrente alternada (tACS), os investigadores testaram se há uma relação causal entre as oscilações alfa somatossensoriais e a atenção endógena e exógena e concluíram que a manipulação de alfa por tACS não afeta a atenção espacial tátil. Estes resultados parecem suportar que a atividade alfa não está causalmente envolvida na atenção.
Itália, Reino Unido, EUA e Portugal foram os países com mais projetos apoiados na edição 2022/23
Sabia que nos Apoios à Investigação Científica 2022/23 foram apoiadas 75 candidaturas de 17 países?
Desligar voluntariamente a consciência
Matthew Sacchet, investigador principal do projeto 99/20 - Beyond "mindfulness" and toward a modern science of meditative mastery and spiritual transformation, apoiado pela Fundação BIAL, estudou o estado de ausência total de consciência alcançado por alguns praticantes experientes durante a meditação. Além da ausência de qualquer experiência de tempo ou cansaço durante esse estado, os praticantes também relatam uma profunda clareza e possíveis insights após emergirem do estado de ausência de consciência induzido através da meditação.
A Fundação BIAL assume a responsabilidade pelos conteúdos do seu site. Ao clicar em "Continuar", em baixo, entrará num website externo à Fundação BIAL e fora do seu âmbito de responsabilidade.