O seu cão tem competências sociais?
Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.
Prémio Maria de Sousa 2024: candidaturas abertas
Estão abertas as candidaturas para o Prémio Maria de Sousa 4ª edição – 2024, promovido pela Ordem dos Médicos e Fundação BIAL.
Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2023: candidaturas abertas
Estão abertas a partir de hoje as candidaturas para a Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2023, no valor de 25.000€.
Como os submovimentos são coordenados?
No âmbito do projeto de investigação 246/20 - The hidden rhythm of interpersonal (sub-)movement coordination, apoiado pela Fundação BIAL, a equipa de investigação liderada Alice Tomassini estudou a coordenação de submovimentos a nível individual e diádico. Os participantes realizaram uma série de tarefas bimanuais em coordenação com um parceiro (tarefa diádica) ou sozinhos (tarefa individual) e, neste último caso, com ou sem feedback visual. Os dados, apresentados no artigo The microstructure of intra- and interpersonal coordination, publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B, demonstrou que existem estruturas coordenativas distintas ao nível dos submovimentos em função das propriedades do feedback. Especificamente, o tempo relativo dos submovimentos (entre parceiros/efetores) mudou da alternância para a simultaneidade e uma mistura de ambos quando a coordenação foi alcançada usando a visão (interpessoal), a propriocepção apenas (intrapessoal, sem feedback visual) ou todas as fontes de informação ( intrapessoal, com feedback visual), respetivamente.
A Fundação BIAL assume a responsabilidade pelos conteúdos do seu site. Ao clicar em "Continuar", em baixo, entrará num website externo à Fundação BIAL e fora do seu âmbito de responsabilidade.