Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças
Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?
O seu cão tem competências sociais?
Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.
O que nos dizem os estudos EEG sobre modulação afetiva?
No âmbito do projeto 347/18 – Driving synaptic plasticity in motor-to-visual neural pathways to enhance action prediction, Alessio Avenanti e colaboradores publicaram na revista Physiology & Behavior o artigo “Affective modulation of cognitive control: A systematic review of EEG studies” com os seguintes destaques:
Serão os animais capazes de detetar mudanças musicais?
Juan Toro, apoiado pela Fundação BIAL no âmbito do projeto 13/18 - Biological bases of music cognition, concluiu, em roedores, que estes eram capazes de detetar alterações no pitch, tempo, e timbre.
Serão os sonhos lúcidos uma mistura entre o estar acordado e o dormir?
Benjamin Baird, apoiado pela Fundação BIAL no âmbito do projeto 334/18 - Inducing lucid dreams with optimized sensory cues, concluiu que os sonhos lúcidos são mais do que uma mistura entre o estar a dormir e o estar acordado, com um padrão EEG característico.
A Fundação BIAL assume a responsabilidade pelos conteúdos do seu site. Ao clicar em "Continuar", em baixo, entrará num website externo à Fundação BIAL e fora do seu âmbito de responsabilidade.