Conferência 30 ANOS +
Entrega Prémio Maria de Sousa 2024

Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa
9 de outubro, 17:00
Ver mais

Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Candidaturas abertas até 31 de agosto
Ver mais

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Candidaturas abertas até 31 de agosto
Ver mais

Fundação BIAL

Há 30 anos a distinguir e apoiar os que procuram avançar na ciência e no conhecimento em Portugal e no mundo.
Ver mais

Últimas Novidades

Não perca os nossos Destaques e Science Stories
Ver mais



Sobre nós

Ver mais



Prémios

Ver mais



Apoios

Ver mais



Simpósios

Ver mais

Notícias

Notícias

Hipnose, meditação e oração: qual é a mais útil para gerir a dor?

Investigadores concluem que uma única sessão de hipnose e de meditação, mas não de oração, podem ser úteis para a gestão da dor aguda.

Saber mais

Brincar com os pais em casa facilita a adaptação das crianças ao ensino pré-escolar?

Estudo revela que crianças com maiores níveis de oxitocina registam melhor adaptação ao ambiente pré-escolar e que brincar com pais faz aumentar esses níveis.

Saber mais

A gratidão pode proteger-nos dos efeitos negativos do stress?

Investigadores concluem que a gratidão tem um efeito único de proteção do nosso organismo, tanto na reação, como na recuperação do stress psicológico agudo.

Saber mais

Notícias

Como as pessoas com deficiência visual percecionam a autenticidade emocional?

No âmbito do projeto de investigação 148/18 - Voice perception in the visually deprived brain: Behavioral and electrophysiological insights, apoiado pela Fundação BIAL, a equipa de investigação liderada por Tatiana Conde, pretendeu analisar como pessoas com deficiência visual percecionam a autenticidade emocional. Combinando medidas comportamentais e potenciais evocados por eventos (em inglês: event-related potentials, ERP), avaliaram a perceção de autenticidade emocional de risos e choros em 51 participantes: indivíduos que nasceram ou ficaram cegos numa fase precoce da vida (n = 17) numa fase tardia (n = 17), bem como um grupo de controlo de normovisuais (n = 17). Comportamentalmente, os participantes com cegueira precoce e com visão tiveram um desempenho semelhante na perceção da autenticidade emocional, mas o grupo com cegueira tardia teve um pior desempenho comparativamente ao grupo de controlo. Nas respostas cerebrais, todos os grupos foram sensíveis à autenticidade do riso no estádio P2 e à autenticidade do choro no estádio inicial do LPP. No entanto, apenas os participantes com cegueira precoce foram sensíveis à autenticidade do choro nos estádios N1 e intermediário do LPP, e à autenticidade do riso no estádio inicial do LPP. Além disso, os participantes com cegueira precoce e os normovisuais foram mais sensíveis do que os com cegueira tardia à autenticidade do choro nos estádios P2 e LPP tardio. Em conjunto, estes resultados sugerem que a privação visual prolongada com início tardio, deteriora a perceção de autenticidade emocional. Para saber mais sobre este estudo, consulte o artigo Blindness influences emotional authenticity perception in voices: Behavioral and ERP evidence publicado na revista científica Cortex.

Saber mais

Prémio Maria de Sousa 2024: candidaturas abertas

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Maria de Sousa 4ª edição – 2024, promovido pela Ordem dos Médicos e Fundação BIAL.

Saber mais

Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2023: candidaturas abertas

Estão abertas a partir de hoje as candidaturas para a Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2023, no valor de 25.000€.

Saber mais