Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças
Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?
O seu cão tem competências sociais?
Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.
A Fundação BIAL já apoiou 215 Investigadoras Principais
Sabia que a Fundação BIAL já apoiou 215 mulheres como Investigadoras Principais, no âmbito dos Apoios à Investigação Científica?
Impacto da valência emocional e novidade de um estímulo
No âmbito do projeto 287/20 - Emotional Distraction: contextual modulation of attentional capture, financiado pela Fundação BIAL, Maurizio Codispoti e colaboradores publicaram na revista Biological Psychology o artigo Stimulus novelty and emotionality interact in the processing of visual distractors com os seguintes destaques:
Existe continuidade da consciência entre o sonho e a vigília?
Benjamin Baird, apoiado pela Fundação BIAL no âmbito do projeto 334/18 - Inducing lucid dreams with optimized sensory cues, concluiu que os pensamentos episódicos, relacionados com o passado e o futuro, raramente ocorrem no sono fase N2 ou REM, apesar serem comuns durante o pensamento espontâneo no estado de vigília. O artigo que detalha estes resultados “Episodic thought distinguishes spontaneous cognition in waking from REM and NREM sleep” foi publicado na revista científica Consciousness and Cognition.
A Fundação BIAL assume a responsabilidade pelos conteúdos do seu site. Ao clicar em "Continuar", em baixo, entrará num website externo à Fundação BIAL e fora do seu âmbito de responsabilidade.